Quantos soutiens devo ter?

quarta-feira, 4 de novembro de 2020




Para que não surjam dúvidas depois: uma mulher pode ter os soutiens que quiser e bem entender. Nós não nos opomos, mas preferimos a qualidade à quantidade. Não interessa ter muitos se nenhum dos que tem está no tamanho certo. Resumindo, é mais ou menos isto. O número de soutiens que cada mulher tem varia, normalmente, em função da etapa da vida em que se encontra, do estilo de vida que pratica, da relação que mantém com o próprio corpo, das suas próprias características orgânicas e do valor que atribui - ou não - à roupa íntima. Quantos soutiens seriam, então, soutiens suficientes?


Os mínimos recomendáveis, pelo menos os nossos, estariam entre os 6 e os 8 soutiens. Isso tudo? Calma. Não estamos a dizer que tem de os comprar todos de uma vez, mas é fundamental que compreenda que os soutiens são peças de desgaste. O que é que isso significa? Significa que quanto mais os utiliza, mais eles alargam. Se investir apenas num soutien e utilizá-lo todos os dias, o ciclo de vida dessa peça será reduzido drasticamente. Se, por outro lado, conseguir alternar o seu uso com outras peças, o seu ciclo de vida será prolongado. Isso significa que a peça manterá por muito mais tempo as suas características iniciais, neste caso o suporte e a estrutura.


Por onde é que nós começaríamos? Pela base, o primeiro nível da pirâmide da roupa íntima. Neste patamar cabem todas as actividades que ocupam a maior fatia do seu tempo. É importante que seja o nível mais bem apetrechado em termos de roupa íntima, não só porque são vários os papéis que assume como também envolve a regularidade com que os assume. Portanto, recomendaríamos, na generalidade e sem analisar situações específicas, 2 soutiens escuros, de modelos diferentes - para usar com a roupa escura e 2 soutiens claros, de modelos diferentes - para usar com a roupa clara. 


No segundo nível da pirâmide, um bocadinho menos espaçoso do que o primeiro, estão as actividades secundárias da sua vida, os hobbies ou os escapes que considera importantes praticar para salvaguardar o bom funcionamento do nível anterior. Aqui incluiríamos o desporto, o associativismo, a culinária, a jardinagem,  a bricolage, as viagens e por aí fora. Neste nível, a quantidade necessária de peças variará sempre em conformidade com a regularidade com que desenvolve cada actividade. 


Por exemplo, se pratica uma actividade física com algum impacto, todos os dias, vai precisar de mais do que um soutien de desporto. Como se tratam de peças que são lavadas sempre que se utilizam, é necessário adaptar o número de soutiens que tem à utilização que lhes vai dar. Se por exemplo, aos fins de semana, aproveita para cuidar do jardim, deveria considerar investir num soutien sem aros de forma a tornar mais confortável as posições corporais que essa actividade implica. Portanto, deveria acrescentar à sua lista de produtos pelo menos mais 2 soutiens. E já vamos nos 6...


No terceiro nível da pirâmide, mais acima, mais afunilado, cabem as peças que não têm uma amplitude de utilização tão grande quanto as anteriores, isto é, que não satisfazem tantas necessidades básicas como as anteriores. Aí estariam pelo menos peças como os cai-cais, aqueles soutiens multifunções que a grande maioria das mulheres diz que não precisa porque não tem roupa para isso e vai na volta, sai à rua com as alças do soutien a verem-se. Um crime de estilo! Imperdoável. O topo da pirâmide seria ocupado por peças e/ou acessórios que funcionam pontualmente, numa ocasião ou outra, mas que não são recomendados - nem necessários - para o dia a dia.


No entanto, é mais importante para nós certificar-se, primeiro, que tem pelo menos um soutien no tamanho certo, do que continuar a comprar produtos que não são os mais recomendados para si. Embora pareça um investimento grande, pode ser feito de forma gradual, ao longo do tempo e de acordo com as necessidades que forem surgindo. Não se esqueça, também, que a lingerie de qualidade é feita para durar, o que significa que o ciclo de vida de um bom soutien, ao qual é dada uma boa manutenção, é longo. Um soutien de qualidade pode durar entre 1 a 3 anos. Quanto duram os seus?

@colchete.pt