Quanto tempo é muito tempo sem soutien?

segunda-feira, 9 de novembro de 2020




Acho que a grande maioria das que me lêem, vão concordar comigo: quanto mais tempo passamos em casa, menos vontade temos de nos vestirmos. É ou não é verdade? Serve tudo, o fato de treino, o pijama e até aquela roupa que está na gaveta, reservada para as limpezas. O ser humano é um bicho de hábitos e o confinamento obrigatório veio, entre outras coisas, suspender muitas das rotinas que nos faziam sentir utéis, parte de um todo e mais ou menos acompanhados.

Mas antes de todos nós termos sido obrigados a viver esta experiência global, já existiam 'outros confinamentos'. Pensem lá um bocadinho. Que situações pelas quais é que vocês já passaram que vos obrigaram a encostarem-se, ainda que temporariamente, às boxes? Licenças de maternidade, doença prolongada, desemprego, depressão entre muitas outras razões.  A reclusão nem sempre é uma vontade - tal como não tem sido agora - mas se for necessária, é bom, ou pelo menos, menos mau, que se obriguem a manter as rotinas que forem possíveis.

E então, qual foi, assim, a primeira coisa da qual vocês abdicaram? Não precisam dizer, eu já sei. Foi do pobre do soutien. Aquela peça amada por muitas e odiada por outras tantas. Não há nada mais libertador do que tirar o soutien ao fim do dia. Concordo completamente, mas também sei que quanto mais nos desabituamos, mais dificil se torna o processo de voltar a colocá-lo. Quantas de vocês é que ainda usam os soutiens de amamentação, por exemplo, e já não estão a amamentar?

Porque é que é importante continuarem a utilizar soutien mesmo em casa? Ora, porque nunca se sabe quando é o que o carteiro vos aparece à porta e vocês são apanhadas desprevenidas com a mama a bater no joelho. Brincadeiras à parte, é importante perceberem que um peito sem apoio (quando não está a ser suportado pelo soutien), é um peito que corre o risco de ficar mais flácido, mais mole e mais partido porque os ligamentos suspensores da mama - faixas de tecido resistente, fibroso e flexível responsáveis pela forma e estrutura dos seios - vão perdendo a elasticidade por terem 'ficado pendurados'.

Então, se querem conservar a forma natural do vosso peito e atrasar um bocadinho o processo de flacidez, é bom que se le lembrem de usar soutien mesmo em casa. Não vá o carteiro aparecer... just saying. Não é que um soutien e umas cuecas a fazer pendant possam consertar o mundo, mas há que admitir que dão aquela sensação de 'I'm doing great' no meio do caos em que estamos metidos.

@colchete.pt