Então, mas que história é esta do tamanho de soutien? Bom, para quem nunca perdeu tempo com isso, vamos tentar explicá-lo de uma forma simples. Qualquer tamanho de soutien (de origem fidedigna, leia-se) é composto por duas referências: um número equivalente ao ajuste necessário à volta do tronco e uma letra que define a copa, isto é, o tamanho da "casinha" onde a mama é arrumada. Até aqui, está tudo a acompanhar?
Ora se a ideia é levantar o peito (pelo menos até ao sítio de onde ele desceu), corrigir a postura e assegurar o suporte, o tamanho à volta do tronco, ou seja, o tamanho de costas, não pode ser mais largo ou maior do que aquilo que vocês são. P-e-r-c-e-b-e-r-a-m? Voltem a ler sff. As vezes que forem precisas. É aqui que a maioria erra porque não quer ver "as misérias" ou "as gordurinhas" a aparecer e então compra três números acima. O soutien é para se sentir, caras bonitas. É para encaixar e não sair do sítio, é para aguentar as pechufas, então é para apertar. Doa a quem doer. Mas convém que respirem, tá?
Quanto à copa, convém que não fique a fazer dupla mama, tem de abraçar todo o tecido mamário sem cortar a forma natural do peito ao nível do decote. Outro aspecto muito importante é ter a noção de que os aros devem ficar por debaixo da axila, mais ou menos, e não em cima da mama. E se existe todo um alfabeto de letras para percorrer, porque é que vocês hão-de ser chatas e cismar que são um D quando na realidade são um H? É uma questão de conforto e é uma questão estética também. Com a copa certa, até a roupa fica mais larga!
Agora perguntam vocês, então basta fazer um aconselhamento uma vez e já sei qual é o meu tamanho? Não, não é assim tão simples. Por isso é que vocês precisam de alguém como eu. O tamanho de soutien varia de modelo para modelo e de marca para marca. Por exemplo se comprarem um soutien de origem europeia, cujo tamanho é o 80G, esse mesmo tamanho numa marca inglesa, seria o 36F. Complicado? Um bocadinho. Não existe um padrão standard internacional, então cada país adoptou o seu próprio sistema de numeração, no entanto as copas nem sempre correspondem exactamente à mesma "área da casinha" daí ser extremamente importante ser aconselhada por uma profissional que perceba do assunto (pelo menos mais do que vocês).
Para além disso, a estrutura e composição dos modelos também varia, uns podem ser mais elásticos, outros mais apertados ainda que ambos sejam exactamente o mesmo tamanho. É sobretudo importante saber quais são os que melhor se adaptam a si, por exemplo um peito muito partido e muito mole precisa de soutiens diferentes daqueles que uma cliente com um peito em bom estado de conservação pode usar, mas em qualquer umas das situações, a prova e o aconselhamento são a melhor forma de verificação. Não há volta a dar.
Espero que tenham ficado mais ou menos esclarecidas e que olhem, pelo menos uma vez, para a etiqueta dos vossos soutiens. Provavelmente não estará certa, mas pelo menos já sabem onde erraram. (acho eu). É por aí que se começa.
Quer comentar este post?