O mito dos soutiens redutores

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

 

O Smooth, um dos modelos do atelier com efeito redutor


Lamentamos profundamente que quem venha aqui ler o blog sofra algumas desilusões, mas existem vários mitos à volta da lingerie que precisam ser desconstruídos. Um deles é o dos soutiens redutores... Não existe, do ponto de vista técnico, nenhum soutien ao qual possamos chamar redutor, existem sim soutiens que dissimulam o volume do peito e por isso têm um efeito redutor. 


Os soutiens com efeito redutor são normalmente soutiens mais subidos, o que permite distribuir melhor o volume do peito pelo espaço da copa fazendo com que ele não pareça tão "empinado". No entanto, alguns soutiens deste tipo podem "alargar" visualmente o tronco, ou seja, abrem a mama mais para os lados. Por outro lado, existem soutiens com efeito redutor lateral, isto é, "empurram" o tecido mamário dos lados para o centro criando a ilusão de que a pessoa tem um tronco mais estreito. Estes soutiens, ao contrário dos primeiros, "empinam" mais o peito porque o volume da mama em vez de ficar distribuído ao longo do espaço da copa permanece concentrado.



Qual é o problema? O problema é basicamente sempre o mesmo: o tamanho errado. Existem muitas mulheres, muitas mesmo, que utilizam duas copas abaixo do que aquilo que deveriam usar e portanto acreditam que o soutien que têm é um redutor porque lhe faz as maminhas parecerem mais pequenas. O "mais pequenas", nestes casos, significa tecido mamário completamente "esmagado" pelo soutien. Portanto, o que é que é preciso clarificar: esmagar não é o mesmo que reduzir. É aí que está a diferença. 



Podemos dissimular o volume, mas temos sempre de respeitar o tamanho certo. O tamanho certo não pressiona o tecido mamário de forma desadequada, constringe respeitando as proporções e a forma natural do peito. Adaptar-se ao tamanho certo às vezes é um processo e ter o peito mais empinado do que o habitual costuma ser uma dificuldade. As mulheres habituaram-se tanto a ter o peito esmagado e down the road que ao vê-lo no sítio onde é suposto estar parece errado. Não é. O peito no sítio corrige uma série de desequilíbrios e harmoniza também a silhueta corporal ao mesmo tempo que conserva, da forma correcta, a mama. Queremo-las jovens e bonitas, certo?



Quer comentar este post?

@colchete.pt