Existem muitas mulheres (muitas mesmo!) que reciclam soutiens. Dão-nos às amigas, às irmãs, às filhas e até às mães. É normal (quanto mais normal se tornar, melhor!) que as peças de roupa passem de mão em mão e de geração em geração. Qual é então o problema quando a peça é um soutien?
Se o soutien for usado - muuuito usado - não há como reciclá-lo. O soutien tem um tempo de vida útil e quando esse tempo é esgotado (ou seja, quando os elásticos já cederam tudo o que tinham para ceder), a peça deixa de cumprir a sua função: sustentar. O mesmo se aplica aos aros que se partem e aos colchetes que se soltam, situações que podem surgir com o desgaste ou devido a formas de manutenção erradas. O exercício de consciência a fazer é este: se o soutien já não funciona convosco por causa da surra que já levou, também não irá funcionar com outra pessoa pela mesma razão.
Se o soutien ainda estiver em boas condições - com todos os seus componentes intactos - e vocês não o querem por algum motivo (ou porque engordaram ou porque emagreceram; ou porque não se ajeitaram com ele) podem considerar a hipótese de doá-lo sendo que isso só faz sentido se a pessoa a quem vocês o vão dar tiver exactamente a mesma medida que vocês (o que é muito difícil acontecer). Se vocês doarem um soutien com a melhor das intenções, mas ele não for o soutien mais adequado para a pessoa, vão estar a perpetuar o erro e a dar origem hipoteticamente a um desconforto desnecessário.
Os soutiens moldados, em espuma, podem ser adaptados a vestidos por exemplo. Imaginem que vão fazer um vestido cai-cai, podem recortar as copas do vosso soutien e adaptá-las ao interior do vestido (até porque é raro existirem copas para adaptar com o tamanho certo!). Os soutiens que já não se usam também se podem reservar e utilizar caso seja necessário substituir um aro ou um colchete de um outro soutien (é sempre bom ter um soutien SOS porque se precisarem de um aro, as retrosarias normalmente só têm aros até copa D e vocês sabem muito bem que as copas não acabam no D, não sabem?). As armações dos soutiens em tecido também podem ser adaptadas a pijamas, camisas de noite, tops de desporto ou fatos de banho que não tenham armação interior. Podem também ser utilizadas para construir biquinis (se tiver jeitinho para a costura ou conhecer alguém que tenha). Reutilizar evita o desperdício e prolonga o investimento que fez.
Quer comentar este post?