Nenhuma maminha é igual à outra, nem as de donas diferentes, nem as da mesma dona. Gostaram? É bonito, não é? A verdade é que todas as mulheres têm assimetria mamária. Voilá! A assimetria caracteriza-se por uma diferença (acentuada ou não) no volume, forma e posicionamento mamário. Apesar das assimetrias poderem ser causadas por determinadas doenças, desvios do eixo da coluna vertebral, nódulos mamários, episódios de amamentação e cirurgias de intervenção, na maioria dos casos, não passam de um processo normal do desenvolvimento da mama. As assimetrias podem ir desde uma pequena diferença de volume nos casos mais comuns até à ausência total do desenvolvimento de uma mama nos casos mais severos.
Como se podem corrigir então as assimetrias? O primeiro passo, sempre, é procurarem aconselhamento especializado. A maioria das assimetrias comuns são resolvidas apenas e só com a correcção do tamanho de soutien. Parece-vos bem? Quando o soutien está desajustado do vosso corpo, a mama não tem apoio e as diferenças tornam-se ainda mais evidentes. Com o ajuste de costas certo e a copa correcta, é possível reposicionar o peito, distribuir o volume de uma forma equilibrada e condicionar a forma natural da mama consoante o objectivo que se pretende, neste caso, corrigir as diferenças. Quando as assimetrias são mais evidentes, pode-se recorrer a acessórios de compensação: "almofadinhas" de preenchimento em silicone ou tecido que são utilizadas na base da copa e que ajudam a compensar a mama mais desfavorecida.
Quando as assimetrias são muito acentuadas e não se conseguem dissimular com a correcção do tamanho de soutien nem com acessórios de compensação, existe sempre a possibilidade da cirurgia correctiva, sendo que não se devem esquecer de ponderar os riscos que esse tipo de procedimentos envolvem; ter a certeza se são ou não os indicados para o vosso caso e com que profissional o querem fazer. Em todo o caso, é importante que tenham claro que dependendo do processo de desenvolvimento em que a mama se encontre, haverá sempre a possibilidade da assimetria voltar.
Olhem para as vossas maminhas com carinho e sem receios, abracem-nas, mesmo com as respectivas diferenças e tratem-nas bem. E não se esqueçam que o soutien certo é um equipamento de saúde e é fundamental para a saúde da mulher. A respeito do Dia Mundial da Saúde da Mama que se assinala no próximo dia 15, recordamos este post para quem precisar de mais umas palavras de incentivo.
Quer comentar este post?