Porque é que as alças do meu soutien estão sempre a escorregar?

terça-feira, 8 de novembro de 2022

 



Hummm, porque se calhar você não as aperta! A maioria das mulheres esquece-se que os soutiens são peças de desgaste que vão cedendo ao longo do tempo. Quanto mais se usam, mais se gastam. Da mesma forma que é preciso apertar gradualmente os colchetes do fecho (do mais largo para o mais justo), também é preciso ajustar as alças ao ombro. É claro que há mulheres que preferem a alça mais justa e outras que preferem a alça mais larga, convém não esquecer de ajustar quando sentirem que está mais folgado do que aquilo que estão habituadas.  




O facto das alças escorregarem também pode estar associado ao formato do ombro. Existem mulheres com ombros muito curtos e outras com ombros muito inclinados e isso condiciona (bastante) o ajuste da alça. Nas mulheres petite, com uma estrutura pequena, é mais comum. Nas mulheres altas, o problema é justamente o contrário, isto é, as alças podem ser curtas demais segundo a altura da pessoa.


A ideia de que a alça mais larga sustenta melhor não está de todo correcta. O que sustenta o peito é a banda elástica do soutien (o contorno do tronco). A alça representa apenas 10% do suporte, o que é muito pouco. No entanto, a alça mais larga pode ser de facto mais confortável para o ombro. Existem alguns modelos de soutien que dispensam a utilização de protectores de ombro, porque a própria alça já é suficientemente larga e acolchoada. 




Os protectores de ombros, uma espécie de ombreira interior em silicone, ajudam a reter a alça, protegem a pele do roce, aliviam a pressão causada pelo peso do peito e evitam que o ombro deforme ao longo do tempo. Claro que os protectores de ombro são um acessório, o importante mesmo é - como vocês já sabem - o tamanho e o modelo correctos de soutien. Adequando o modelo às características da pessoa, consegue-se corrigir a maioria das situações que normalmente originam estas e outras queixas.


Quer comentar este post?

@colchete.pt