O primeiro e o mais importante a ser dito é isto: os aros, no tamanho certo, não magoam. O principio, ou a base, como quer que lhe chamemos tem de ser SEMPRE esta. As más experiências com aros são fruto de um soutien errado. Não confunda as coisas!
Quais são as vantagens dos aros? Os aros ajudam a suportar o peso do peito e a aliviar a pressão dos ombros e das costas. Para além disso, os aros permitem-nos dar forma ao peito e separá-lo nas zonas onde a pele sem apoio costuma manter-se húmida (entre os seios e entre os seios e a barriga). Toda a gente pode usar aros? Toda a gente a partir do momento em que isso seja confortável e faça sentido. Os aros ajudam imenso as mulheres com peito grande e pesado!
Quem é que não pode usar aros? As excepções: pré-adolescentes (ainda) sem maminhas; pós-operatórios e mastectomizadas sob indicação médica. As adolescentes que ainda não têm a mama desenvolvida não necessitam de soutiens de grande capacidade nem de estruturas com armação. Os pós-operatórios requerem soutiens pós-operatórios, modelos com faixas estabilizadoras e tecidos adaptados às áreas sensibilizadas e ao tipo de intervenção realizada. Quando nos referimos a soutiens pós-operatórios, referimo-nos aos soutiens que são comercializados nas lojas especializadas para o efeito. No caso das mulheres mastectomizadas, a utilização dos aros depende de vários factores: tipo de intervenção realizada, área afectada, processo de reconstrução e cicatrização, tipo de tratamentos realizados, etc. Existem mulheres mastectomizadas que utilizam soutiens normais, com aros, e sentem-se confortáveis e existem mulheres mastectomizadas que não utilizam soutiens com aros porque não se sentem confortáveis. Cada caso é um caso e deve ser analisado com a atenção que merece, desde que autorizado pelos médicos responsáveis.
Então, para que servem os soutiens sem aros? Os soutiens sem aros são soutiens mais práticos. Soutiens que podem ser utilizados quando os movimentos que vamos realizar exigem mais conforto, mas mão envolvem impacto, por exemplo, uma aula de yoga, uma tarde de jardinagem, uma manhã de limpezas em casa, uma viagem de longo curso ou um período de hospitalização mais prolongado. Os soutiens sem aros são maleáveis e portanto, nas situações em que estamos dobradas, sentadas ou deitadas mais tempo do que o habitual, eles vão tornar-se as melhores opções. Em todo o caso, mesmo os soutiens sem aros tem de estar no tamanho correcto!
Com a pandemia, os soutiens sem aros generalizaram-se muito, o problema é que se calhar o seu peito é pesado demais para um soutien sem aros... já pensou nisso? Se vai estar numa situação parada, sem se mexer, não há problema, mas se vai realizar algum tipo de movimento (mesmo os de baixo impacto), então é melhor estar protegida. Estar protegida implica um soutien adaptado ao tamanho certo. Porque não ter várias opções - com aros e sem aros - e usá-las nas devidas circunstâncias? Basta que saiba quando usar um e quando usar outro.
Quer comentar este post?