Os aros do meu soutien partiram-se e agora?

segunda-feira, 19 de junho de 2023

 


Pode acontecer. Não é muito comum, mas também não é impossível... O que costuma acontecer com maior regularidade é os aros rasgarem as extremidades limítrofes do soutien (no centro e debaixo das axilas) e exteriorizarem-se. Isso acontece maioritariamente por causa da manutenção da peça (sim, meninas que lavam os soutiens na máquina isto é para vocês). Quanto mais fragilizados os tecidos estiverem, mais fácil será o soutien rasgar. Outro factor que não contribui para a boa conservação do produto é o uso contínuo da peça sem descanso. Uma peça desgastada e enfraquecida sujeita ao peso do peito, aos movimentos do dia a dia e à pressão de determinadas posições corporais, não resiste. 


Os aros podem partir-se pelas mesma razões, não esquecendo que quanto mais pesado o peito for, maior a probabilidade disso acontecer. Em alguns casos, as posições adoptadas (pessoas que trabalham por exemplo sentadas ou debruçadas sobre o peito) ou os ambientes em que trabalham (espaços quentes como é o caso das cozinhas ou lavandarias, etc) também podem provocar níveis de tensão nos aros superiores ao normal, entortando-os ao ponto de partirem.


O que é que deve fazer se os aros do seu soutien se partirem? Ou melhor o que é que não deve fazer... NUNCA retire o aro do lado oposto. Um soutien que tinha aros, sem aros, não tem suporte algum. Deve entrar em contacto com o espaço onde adquiriu o produto e tentar perceber se existem componentes soltos para venda ou reposição. Pode tentar também nas retrosarias tradicionais (o problema é encontrar aros com o tamanho exacto da copa). No atelier da Colchete, temos alguns aros originais disponíveis obtidos através da reciclagem de peças, algo que também pode fazer com os seus soutiens. Se por exemplo, o soutien cujo aro se partiu já está extremamente desgastado pela utilização, não vale a pena "consertá-lo" ou remendá-lo. Antes de deitar a peça fora, retire o aro intacto e guarde-o justamente para ter sempre um aro extra de reserva no tamanho apropriado (se tiver interesse, escrevemos sobre a reciclagem de peças interiores aqui).

Quer comentar este post?

@colchete.pt