Tamanhos irmãos ou equivalentes, o que são?

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

 


Já aqui vos tínhamos dito que as maminhas não são gémeas, são irmãs... Hoje voltamos a falar-vos sobre relações familiares, desta vez entre tamanhos. Todas vocês têm um tamanho base composto por um número (contorno à volta do tronco) e uma letra (copa). Esta referência é o que tentamos descobrir na primeira prova que realizamos. O meu - neste momento - é um 34FF (utilizando o sistema de numeração UK). 'Neste momento' porque como vocês sabem os tamanhos alteram-se conforme as variações do nosso corpo. É normal termos vários tamanhos diferentes ao longo da vida assim como também é normal termos tamanhos diferentes num momento específico, mas já lá vamos. A referência base de cada uma de vocês é o que permite identificar os vossos "tamanhos irmãos" (que não são mais do que equivalências). 


Vejamos um exemplo: o Envisage - que quase toda a gente conhece - é um modelo elástico, portanto, à partida sabemos que precisamos de apertá-lo um bocadinho mais para que ele fique bem encaixado. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que a maioria das clientes veste um número abaixo do seu número habitual neste modelo, isto é, um tamanho equivalente ao seu, mas com as costas mais apertadas. Qual seria o tamanho equivalente ao 34FF, mas mais apertado? Conseguem adivinhar? O tamanho equivalente é o 32G. Acertaram? Para que o contorno das costas seja mais justo, temos de retirar alguns centímetros à banda elástica, por isso reduzimos o tamanho,  mas se não compensarmos na copa, ficamos com um soutien mais pequeno, certo? O que é que fazemos então para compensar? Subimos uma letra (passamos do FF para o G) para que o soutien continue a ter profundidade e espaço que a mama precisa, exactamente como tinha antes. Entenderam?


Agora imaginemos, o contrário. O Luisse é um modelo mais justo e ligeiramente mais rígido, o que significa que para a cliente se sentir cómoda, o ideal é experimentá-lo com umas costas maiores do que as da referência base. Portanto, se a referência base for um 34, o número acima será um 36. Quando se aumentam os tamanhos de costas, adicionamos centímetros à banda elástica do soutien, tornando-o logicamente maior. Para compensar, reduzimos copas (andamos na letra para trás, do FF para o F). Faz-vos sentido? 


Ora então, o 34FF, o 32G e o 36F pertencem à mesma família de tamanhos e são considerados tamanhos irmãos porque partilham entre si o mesmo volume e profundidade de copa. Yap. Isto significa, na prática, que eu tenho soutiens destes três tamanhos. O 34FF, o 32G e o 36F têm todos o mesmo volume de copa, o que muda é o tamanho de costas, 32 mais pequeno, 34 a seguir e 36 maior and so on. É por isso também que mulheres com estruturas e corpos completamente diferentes podem partilhar a mesma copa (porque o tamanho da mama não tem nada haver com o tamanho do resto, já percebemos isto, não já?). Estão confusas? Não se preocupem, dos números tratamos nós! Convém no entanto referir que isto é apenas a parte teórica, porque na prática as equivalências não são lineares. De qualquer das formas, o importante é convencerem-se de que podem ter soutiens de tamanhos diferentes (equivalentes ou não) e isso é SUPER NORMAL! 

Quer comentar este post?

@colchete.pt