Soutiens de abrir à frente: quem os deve usar

terça-feira, 13 de agosto de 2024


Existem algumas pessoas que adoram "soutiens de abrir à frente"... as mesmas pessoas que costumam adorar soutiens sem aros e muito provavelmente as mesmas pessoas que consideram um top - daqueles que se enfiam pela cabeça abaixo - um soutien. O problema de adorarmos determinadas coisas que podem não ser as mais recomendadas para nós é o apego que desenvolvemos por elas. O que é que acontece, por exemplo, quando passamos muito tempo sem utilizar soutiens com aro? Quando chegar o momento de vestir um soutien de verdade, vai parecer um pesadelo (mas não é!).


Os soutiens de abrir à frente não podem na realidade ser considerados soutiens. Como vocês sabem, o soutien deve ser ajustado ao longo do tempo conforme o seu uso. Qualquer peça que não possa ser ajustada ao longo do tempo, não cumpre com a sua finalidade (os tops têm exactamente o mesmo problema). Portanto, uma peça de abrir à frente raramente tem opções de ajuste, mesmo que as tenha não faz muito sentido que estejam posicionadas em cima do tecido mamário, isto é, em cima das maminhas. Todos os componentes duros do soutien - colchetes, presilhas, armação - devem ser apoiados nas partes duras do corpo (costelas) e não em cima dos tecidos moles (mama). O que se pretende é que o tecido mamário fique protegido dentro da bolsa do soutien (copa) e portanto colocar-lhe um fecho em cima pode não ser a melhor ideia nem a mais confortável.


Para que servem então os soutiens de abrir à frente? Os soutiens de abrir à frente são recomendados única e exclusivamente quando a mobilidade dos membros superiores é afectada e a pessoa não os consegue movimentar (girar até atrás). Estas situações acontecem normalmente em circunstâncias cirúrgicas (intervenções de várias naturezas) ou em estados em que a capacidade motora tenha sido afectada (como paralisias ou AVC). A introdução do soutien com abertura à frente tem como objectivo facilitar a colocação do mesmo. Quem não tem nenhuma patologia associada - temporária ou crónica - deve utilizar o soutien normal com fecho atrás até porque quem tem problemas nos membros superiores tem também problemas na coluna e isso só se contorna com um bom suporte postural. Quem precisa de apoio no peito, precisa de um soutien com fecho atrás. 


Tirando algumas excepções, claro, as clientes que pedem soutiens de abrir à frente são apenas um bocadinho preguiçosas e não querem mexer os bracinhos... Quanto menos mexemos uma parte do nosso corpo, menos activada ela é. Onde é que recomendamos comprarem soutiens de abrir à frente caso precisem? Nas lojas de produtos de saúde, onde podem encontrar também modelos específicos para situações pré e pós operatórias. Infelizmente, muitos dos produtos adaptados para estas situações não estão desenvolvidos numa escala de tamanhos realista, são escassos os números de costas disponíveis e pior ainda a oferta de copas. A nossa recomendação é: se for uma situação temporária, assim que puderem utilizar um soutien normal, façam-no. O soutien no tamanho certo protege sempre mais do que qualquer outra opção desajustada.

Quer comentar este post?

@colchete.pt