Que reparações podem ser feitas nos soutiens?

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

 



Ora aí está uma pergunta que muita gente nos faz... Que reparações podem ser feitas nos soutiens? Poucas ou quase nenhumas. Muita gente acredita que um soutien pode ser "alterado" e muita gente acaba mesmo por fazê-lo. Quem é que nunca coseu a banda elástica de soutien (costas) por ela ser demasiado larga? Quase toda a gente. A questão é: todas as queixas relativas à funcionalidade e conforto podem ser evitadas com a correcção do tamanho.


Um soutien à medida encaixa no corpo de acordo com a fisionomia da pessoa. Imaginem, é como comprar os sapatos. Cada uma de vocês tem o seu número. Maior não resulta e mais pequeno também não dá. Até porque não aconselhamos nenhum tipo de alteração à estrutura de origem de uma peça. Alterar uma peça - sem conhecimento - pode comprometer a sua funcionalidade e o vosso conforto. Por exemplo, quando os aros de um soutien se partem, a sua substituição só pode ou só deve ser feito com aros de origem. Qualquer outro aro com que tentem remediar o caso não irá resultar! (e nenhuma marca cede componentes dos soutiens). Outra coisa que também precisam e devem saber é que um soutien que foi "mal tratado" (lavado na máquina, seco na máquina, usado quase todos os dias da semana, usado inclusive com todo o tipo de roupa) não pode ser reparado. Os soutiens com as fibras elásticas fragilizadas devem ser substituídos, não reparados. As peças de roupa interior são peças de desgaste e o seu prazo de validade termina quando a sua função já não está a ser cumprida. Função: apoiar, proteger e imobilizar o peito.


Que reparações podem então ser feitas num soutien? Vamos responder a isto com a ressalva de que não fazemos qualquer tipo de alterações às peças que comercializamos! Na verdade, não somos apologistas de nenhum tipo de alteração, mas... se as tiverem que fazer, façam-nas com alguém de confiança, claro. As únicas alterações que recomendámos até ao aumento foram 1) ajuste de costas em tops de biquínis (peças utilizadas menos vezes no ano, apenas durante os meses de Verão) e 2) alteração dos soutiens de amamentação para soutiens diários (retirar o clip que abre a copa quando o objectivo é ter soutien sem aros e não preparado para amamentação). Fora isso, não aconselhamos nenhum outro tipo de alteração, sobretudo em soutiens que já foram utilizados várias vezes. As alterações devem ser sempre realizadas antes da peça ser utilizada, se forem alterar depois nem o tamanho é fidedigno nem a qualidade é merecedora e por isso, correm o risco de na melhor das intenções ficaram com uma peça ainda mais desajustada.

Quer comentar este post?

@colchete.pt